Destinado ao ciclo inicial do Ensino Fundamental
Conheça nossa obra aprovada!
Educadores, imaginem poder conduzir seus alunos por um caminho cheio de afeto e descoberta, permitindo que eles estabeleçam conexões profundas com suas origens e resgatem histórias pessoais em cada página.
Com nossa obra “Meus mais velhos”, aprovada no PNLD 2023, leve seus alunos a vivenciarem momentos de ternura e sabedoria, em que a literatura funciona mais do que apenas um recurso pedagógico, podendo ser uma ponte entre gerações. Descubra como ele pode transformar suas aulas em momentos inesquecíveis de união e afeto, rolando a barra para baixo e acessando o conteúdo que preparamos para você.
Aqui na Leitura e Arte, acreditamos no poder que a literatura tem de transformar vidas e proporcionar experiências únicas com novas oportunidades. Nosso compromisso é oferecer obras que, não apenas atendam aos critérios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas que também possam inspirar novas possibilidades de leitura e reflexão. Este livro emociona e cativa leitores de todas as idades. Esperamos que, ele possa não apenas enriquecer sua prática pedagógica, mas proporcionar momentos de profunda conexão para cada aluno.
Boa escolha!
MEUS MAIS VELHOS
Texto: PADMINI (ROBERTA MALTA)
Ilustrações: NINA ELIAS
Código da obra: 1314 P23 03 01 000 000
Categoria: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Temas: Família, amigos e escola, o mundo natural e social
Gênero: Memória, diário, biografia
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Páginas: 36
Sobre a Obra
O livro é o delicado relato de uma menina que convive com seus avós de perto, frequentando suas casas, sentindo-se amada, cuidada e muito sortuda por ter tanto carinho, mesmo que esse carinho se manifeste de maneiras diferentes.
Na casa de seu avô Carlos, a convivência acontece entrelaçada nos silêncios e nos pequenos rituais da rotina, que se tornam grandes momentos de troca de afeto. Na casa da avó Margarida, ela vive momentos intensos de muita grandeza e divertidas aventuras.
Júlia, a menina que nos conta a história, já sabe muito bem o que essa convivência proporciona para sua vida, sabe aproveitar cada momento e cada característica dos avós: “Este livro é uma declaração de amor. É que amo ficar juntinho da minha avó e do meu avô. Sei lá, quando estou perto deles me sinto tão feliz!”
Conviver com os avós é um grande privilégio. Às vezes, só percebemos isso quando crescemos e olhamos para trás, lembrando de todo o carinho e conforto que esses “ais velhos” trazem para a infância – são referências, raízes que nos ajudam a manter o equilíbrio nos caminhos da vida.
Essa tomada de consciência, trazida em delicadas frases e descrições das atividades que faz com o avô Carlos e a avó Margarida, é a ponte que pode fazer as crianças aproveitarem mais intensamente, cada uma à sua maneira, o que essas relações podem proporcionar.
Coloridas, divertidas, mas também delicadas, as ilustrações de Nina Elias dão movimento à história e permitem que o leitor se “inunde” e se “silencie”, assim como Júlia. Adesivos, fitas, desenhos e rabiscos estão presentes nas ilustrações, capazes de expressar o amor e o carinho da neta pelos avós.
Por que escolher esta obra?
Ao escolher “Meus mais velhos”, você não estará apenas oferecendo um livro aos seus alunos. Poderá proporcionar uma experiência única, capaz de transformar o ambiente da sala de aula em um espaço com muitas descobertas e diálogos afetivos. Isso porque, ele celebra a convivência entre a criança com seus mais velhos, destacando o valor dos pequenos momentos e o afeto presente na simples rotina. Sua narrativa delicada e as ilustrações que encantam, são um convite para as crianças valorizarem esses laços desde cedo. Um livro ideal para promover, na sala de aula, conversas sobre família e memória afetiva.
Boas histórias começam com boas escolhas!