Acontece neste sábado (20), na Livraria Saraiva do Shopping Vila Velha (ES), o lançamento do livro “Momotaro , o menino pêssego” (Editora Leitura, 332 páginas, R$ 42,00), do autor e ilustrador Hideki H. Katsumoto.

Voltado para o público infantil, o livro conta a história de Momotaro, um herói japonês. Trata-se de uma fábula inspirada nas lendas orientas, com personagens como ogros e animais personificados. Possui uma narrativa curta e abraça os ideais de justiça, cooperação, perdão e sabedoria.

Capa do livro Momotaro, o menino pêssego (foto: divulgação)

O leitor é convidado a embarcar numa aventura que acontece durante o período Edo (1603/1868), em busca da vitória do bem sobre o mal. Momotaro é um menino que nasceu de dentro de um pêssego e foi adotado por um casal de idosos sem filhos. “Momo”, em japonês, significa pêssego e “Taro” é um sufixo que alguns pais acrescentam ao nome do filho mais velho, que representa um papel importante na cultura japonesa.

Um belo dia, nosso herói descobre que os Onis (monstros), de Onigashima (ilha do Demônio), estavam espalhando terror entre a população, roubando e destruindo as casas. Momotaro decide ir ao encontro dos inimigos para combatê-los. Ele se despede dos pais, que lhe dão kibidango (bolinhos de milhete com farinha de arroz) para comer durante o percurso. Sob a promessa que voltará pra casa, ele parte em sua jornada. No caminho, juntam-se a ele um cão, um macaco e um faisão.

Ao chegar à ilha, os novos amigos são obrigados a enfrentar os monstros e, nesta batalha, aprendem muitas lições. A vitória vem acompanhada de um grande tesouro…

Quem é – Hideki Katsumoto nasceu em 1984, em Vitória, e herdou o gosto pela cultura japonesa, principalmente quando o assunto é animação e quadrinhos da Terra do Sol Nascente. É formado em design gráfico e seu gosto pela ilustração começou desde criança quando era fortemente influenciado por desenhos animados e jogos de videogame da época. Busca inserir a ilustração em seus trabalhos sempre que possível. Como profissional, acompanha os avanços tecnológicos, mas também não abre mão do charme e do cheiro de um livro novo.

resized_1 - image002

Ficha Técnica
Autor e Ilustrador: Hideki H. Katsumoto
Páginas: 32
Formato: 20 x 20 cm

Redação
nippak@nippak.com.br